In Gestalt terapia, o processo grupal - leitura de dezembro

o meu é a 4ª edição

Mais um livro que demorei pra concluir a leitura. Não lembro se já comentei aqui no blog, mas desde a formatura eu dei uma grande diminuída nas leituras psicológicas... Acho que o ritmo nos últimos cinco anos me fez ficar um pouco sobrecarregada. Este foi o ano dos romances, sem dúvidas. Mas, enfim... A primeira leitura concluída do último mês do ano foi "Gestalt Terapia - o processo grupal". Comecei a ler este livro em julho :O


O livro é escrito pelo filósofo, teólogo e psicólogo Jorge Ponciano Ribeiro. Tive o grande prazer de conhecê-lo pessoalmente em um Seminário em Gestalt Terapia, que ocorreu em abril do ano passado, promovido pelo Instituto Gestalt do Ceará, onde estou concluindo uma formação em GT (para conhecer mais sobre o IGC, é só clicar aqui ).

O Cartaz de divulgação do evento
Psi's com o Ponciano
Bom, voltando ao livro. Comprei o GT - O Processo Grupal pouco tempo depois deste evento, mas só iniciei a leitura no meio deste ano. É um livro muito bom, com uma ótima escrita, leve e pequeno (só 192 páginas). É um livro que fala das relações e de como elas implicam/interferem na nossa cura. O tempo todo Ponciano mostra como ele agiria e dá dicas de como o terapeuta precisa/deve/tem que agir estando frente ao grupo, falando sobre os conflitos e as formas de ajudar o grupo a ser ele mesmo, a se auto-gerenciar, além de falar sobre a Gestalt Terapia de uma forma clara, fundamentando todo o livro.

Perceber que os outros mudam para melhor,
perceber que o outro é, muitas vezes,
uma extensão de si mesmo,
perceber que não há limites no desejo de libertar-se e crescer,
ajuda a descobrir que humano não é um conceito
e sim a pessoa em que ele se transforma.
pág. 169

Este livro, diferente do "Desafios da terapia", já mostrado aqui no blog, não faz muito sentido para quem não está inserido na área da psicologia. É uma boa leitura, principalmente para quem envereda pelos caminhos da Gestalt. Não sei muito o que falar sobre ele sem ficar com cara de "sala de aula", então encerro por aqui dizendo ainda que este livro muito me acrescentou! 

Comentários

Postagens mais visitadas