In Mil Dias em Veneza - leitura de janeiro


O ano mal começou e já li mais livros em um mês do que li em um ano!!!
Que bom que meu vicio voltou a ativa \o/
Os dois primeiros foram Pedra Habitada e As Coisas Boas da Vida, dois livros curtinhos, legais, mas que não me dá muito o que falar. Pra saber mais um pouco sobre eles, é só clicar nos nomes que você será direcionado para a página dos livros no meu tão amado Skoob. Mas o livro que me fez vir aqui hoje é um lindo lindo que vai me fazer escrever feito louca sobre ele, mas daí vou ter que encurtar pra não escrever um livro sobre o livro rs.


Mil Dias em Veneza é um livro lindinho. Pra mim então, que amo romances, é quase um presente... cheio daquelas frases lindas que você fica lendo e relendo mil vezes pra combinar com o título. O pequeno detalhe de esta ser uma história REAL então...



Que resumo enorme! :O
Na classificação do Skoob, marquei com três estrelas só porque o meu critério de avaliação é meio diferente rs. Nota 5 para aqueles livros que não sairão de mim nunca, nota 4 pr'aqueles que eu ler em menos de 48 horas (ou seja, que me prenderam muuuuito = livro muito bom) e nota 3 pros livros que eu gostei. Notas 2 e 1 já são preocupantes hahaha.
Mas enfim, vamos ao meu "achômetro" sobre o livro.

- Você se lembra dos seus sonhos?
- Dos sonhos que tenho durante a noite, você quer dizer?
- Não. Do que você sonha acordada. Daquilo que você achava que queria? De quem achava que iria ser? - diz ele.
- É claro que me lembro. Já vivi muitos desses sonhos (...)
(pág. 27)

Esta é uma história que me fez, em muitos momentos, chamar Marlena de louca-varrida justamente pela tentativa de identificação com a personagem e perceber que eu não sei se faria o que ela fez, largar tudo nos EUA (ou seja lá onde for) e ir para Veneza casar com um estranho. Mas é um romance e eu acredito no amor e tals então, tudo certo... o fato de viver uma história de amor diferente dos clichês aos quais estamos acostumados, em Veneza, tem um encanto muito grande. Não é o tipo de livro que você deseja desesperadamente ver o final (até porque eu já sabia que ele tem uma continuação, só que na Toscana), mas é um livro que você aprecia tanto que a sua vontade maior é de sair correndo na primeira agência de viagens que encontrar, passar o cartão de créditos e partir para conhecer Veneza e toda a beleza do lugar e da culinária antes que ela afunde rs.

- Pegue esse amor com as duas mãos e segure firme.
Ele só aparece uma vez na vida.
(pág.: 55)

Não é o tipo de livro que eu vou lembrar pra sempre, nem que tenha me acrescentado muito... mas é um livro que me fez perceber o quanto eu não tenho de dinheiro pra realizar alguns sonhos (fazer um curso de Italiano, conhecer a Italia - que eu já tenho muuuuita vontade desde Comer, Rezar, Amar e através das novelas da Globo hehehe -, viajar, viajar, viajar...).

De acordo com o que ela me disse, essa é a hora mais difícil para mentir para si mesmo, às três da manhã.
(pág.:125)

Não existe essa de tempo certo ou errado para se encantar com/por um novo amor... Acho que "Mil Dias em Veneza" nem precisaria ter durado mil dias para mostrar isso...


Comentários

Postagens mais visitadas