In Questões do Coração - leitura de junho


Eis que agora vou apresentar um livro que ganhou 5 estrelas e um espaço enorme na minha memória: Questões do Coração.
via Skoob


Sou apaixonada por capas (nunca disse isso, né?) e esta havia me chamado atenção desde o primeiro momento, até o dia em que não resisti e resolvi comprá-lo, sem nem saber do que o livro se tratava. "As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto", ta aí uma frase que me fez querer ter este livro pra mim... Para minha (/noooooossa) alegria, ao ler as resenhas sobre o Questões do Coração furei a fila, iniciei a leitura e me descobri apaixonada pela forma de escrever de Emily Giffin (autora de outro livro que também quero ler: Presentes da Vida - já me falaram muito bem dele). A história do livro é narrada em primeira pessoa (Tessa, sobre eu ponto de vista) e em terceira pessoa (por Tessa, sobre Val), o que eu achei super interessante.

"- O que você quer saber?
Vou te contar tudo o que quiser saber.
- Você é feliz? (...)
- Agora sou, neste momento. Com você."
(pág.: 298)

A reviravolta nas vidas de Tessa e Val torna este livro muito intenso! O romance vivido entre Nick (um médico encantador) e as duas mulheres, em alguns momentos, conseguiu me deixar sem ação ou certeza por quem torcer. Ora eu acreditava que ele deveria ficar com a esposa, Tessa; ora eu torcia por sua relação com Valerie... mas um pouco à frente eu queria ver ele sozinho e sofrendo rs. Eu vivia em uma relação de amor e ódio com Nick, o "Dr. Bofescândalo." (pág.: 183), essa é a verdade. E este é o tipo de livro que me fez querer entrar no meio da história para poder influenciar, de alguma forma, as decisões tomadas por algum personagem. Doida, eu? 

"(...) No fundo, ele é previsível,
o que é visivelmente diferente de ser esperto, e,
tendo observado vários relacionamentos ao longo dos anos,
descobri que os espertos não viram bons maridos."
Tessa Russo (sobre Nick) - pág.: 131


Essa leitura foi tão intensa quanto a história das duas: não conseguia largar o livro e lamentava não ter mais tempo para ser consumida por ela e terminá-la logo. A cada página virada, um suspiro e uma angustia por não saber o que aconteceria nas próximas linhas. Aqui você poderá ver as relações amorosas que fazem parte da nossa realizade atual, gostando ou não disso, o que permite ver os dois lados de uma mesma moeda. Há diversas formas de reagiar às ações (nossas e dos outros) e Questões do Coração utiliza isto como um ponto alto de sua história. Não há como adivinhar o final da história e nem quem irá, no final, estar com Nick, até que se chegue na última linha!

"- Você não deixou isso acontecer, Nick
- eu disse afastando minha mão.- Você fez isso acontecer.
São necessárias duas pessoas para isso. Vocês dois.

Enquanto eu dizia essas palavras, porém,
fiquei perplexa pelo quanto elas se aplicavam a nós dois também. Que foram necessárias duas pessoas para que chegássemos
a este ponto. Que sempre são necessárias duas pessoas.
Para que os relacionamentos funcionem, para que eles acabem,
para que eles se recuperem."
(pág.: 433)

"As questões dos coração dos personagens passam a ser as questões do coração do leitor. O livro é um teste. É como se Emily Giffin quisesse saber o que faríamos naquela situação, como se quisesse mostrar que jamais devemos dizer que nunca faremos algo. Afinal, quem somos nós para conhecer algo que não vivemos? E, ainda que tenhamos vivido, não temos como saber as respostas para as questões do coração do outro. A nossa vida inteira nos molda para reagirmos de uma certa forma a um evento e centenas de variáveis podem mudar tudo." (Bianca Briones, via Skoob)

"A felicidade é a melhor vingança, sabia?
É só ser feliz. É uma escolha."
(pág.: 344)

Comentários

Postagens mais visitadas