In Por favor, cuide da Mamãe - leitura de abril


Olá!
Depois de um feriadão deste, atrasei um pouco a postagem das leituras do mês.
Abram alas para a segunda leitura do mês de abril.

Um derrame que não foi diagnosticado cedo, um cancêr de mama, analfabeta, dificuldade para dormir, acusada de matar o próprio cunhado... Filhos mais perdidos do que a mãe desaparecida, marido arrependido por sua ausência e por sua falta de atenção no metrô. A história de Mamãe  Park So-nyo  pode ser assim resumida.

Resumo por Skoob

Por favor, cuide da Mamãe é o tipo de história que mexe com você, com suas relações familiares e, principalmente, com suas relações com sua mãe. Mexe até mesmo com quem tem uma relação saudável e próxima à mãe.

Eu me senti um pouco confusa no inicio da leitura, mas ainda na primeira parte do livro (que é dividido em 4) você percebe que os próprios personagens conversam entre si para poder entender um pouco mais sobre a história de Mamãe.

Os dias que se arrastavam desde o desaparecimento de Mamãe traz para os filhos um momento em que a busca vai além das pistas que levem ao corpo físico de So-nyo. Os filhos buscam conhecer alguém com quem sempre tiveram contato, mesmo que mínimo, mas que não conheciam. Descobrem, veja que curioso, que a mãe já estava desorientada ha muito tempo, por um fato ignorado por sua família (vai ter que ler, heim?!)

Algo que achei super tocante é que o livro nos traz à margem uma profunda reflexão do quanto nossas mães (sim, nossas... a minha, a sua...) também são frágeis, de que elas não são fonte de fortaleza, que elas são humanas também e que merecem um pouco mais de atenção. Sabe aquele arrependimento típico, sensação de que deveria ter amado mais, conhecido mais, conversado mais e todos esses 'mais' que somos capazes de desejar quando não há mais tempo? Então, disso que o livro trata. É essa uma das mensagens que ele quer passar.

Devo confessar que este livro me chamou atenção pela capa linda, mas a história escrita por Kyung-sook Shin acabou por me conquistar. Este livro te aproxima tanto da história que muitas vezes você chega a pensar que ela se passa com algum vizinho seu ou até mesmo com alguém de sua família. Fica o título como mensagem final desde post: Por favor, cuide da mamãe.

Comentários

Postagens mais visitadas