O que e irrita: MODINHAS!


Sou totalmente contra modinhas. T-O-T-A-L-M-E-N-T-E-C-O-N-T-R-A! E sei que o que eu vou dizer vai desagradar a um ou outro por justamente se sentir tocado por minhas palavras. Se isso acontecer, ótimo! Lembre-se, eu sou responsável única e exclusivamente pelo que digo e não pelo que você ouve/entende.

Tudo é bom, até virar modinha, porque você acaba sendo classificado de uma forma totalmente diferente do que seria antes de todo mundo ver, ler, ouvir e citar de forma exagerada e sem sentido o que faz parte do seu cotidiano. Não sou influenciável a ponto de abrir mão de gostos que são MEUS por outras pessoas também gostarem. Pelo contrário, se eu gosto de algo, embora com ciúmes, gostaria que as pessoas também gostassem - ou até mesmo desgostassem, mas que tivessem opinião própria sobre isso.

Eu tô falando de banalização, caso você não tenha entendido ou eu não tenha me feito clara no despejar de palavras.

Tudo que vejo ao meu redor tem virado modinha, escrito assim, -inha, de mesqu-inha. Autores que antes poderiam ser consagrados pelo encanto de seus escritos, músicos que seriam aclamados por suas canções e poesias... tudo acaba se perdendo um tanto por conta de uma turma de levianos e meros buscadores de frases legais, que justifiquem um momento de atenção voltadas para sí mesmo, sem ao menos saber o porque e por quem aquele trecho foi escrito. Mas pra que saber disso, não é? Qual o sentido de ir em busca do que está além da junção de palavras, não é? Mas porque perder tempo com algo assim, tão banal...Mas me deixe dizer o motivo dessa minha pseudo-revolta: modinhas dilaceram com a arte de qualquer artista consagrado. Perfuram culturas, rompem verdades e sentimentalismos reais impressos em algumas folhas de papel. 

Eu já sou ciumenta por natureza. Tenho ciúmes de tudo que gosto, incluindo autores e músicos. Um exemplo dito-sem-precisar-ser-dito: Caio F. Abreu! O que tem de menininhas postando frases e mais frases atribuídas ao CFA, não é brincadeira. Agora eu, que não li todos os livros, mas CONHEÇO a escrita do cara que desperta em mim uma admiração sem tamanho, digo uma verdade à você: 90% do que colocam não é de sua autoria! Chocada com a notícia? Eu não estou! Não estou porque faz muito tempo que essa banalização que chamo gentilmente de modinha têm tomado conta das redes sociais. Busca incansável de parecer culto, sábio, sofrido o suficiente para ter toda a atenção no Facebook ou no Twitter. Isso é um exemplo dentre tantos outros porque conheço e sei do que falo, da mesma forma como outras pessoas tem maior habilidade de falar sobre outros tipos de modinhas que surgiram e continuarão surgindo.

Mas porque eu escrevi este texto? Não, infelizmente não foi com o objetivo de mudar tudo isso, porque não tenho esse poder, embora adoraria poder limpar o mundo de tipos assim. Escrevo porque pessoas que pensam como eu ainda existem e, graças a Deus, fazem jus à memórias de pessoas que gostariam de ser reconhecidas pelo que escreveram, não por modinhas banais sem sentido.

Nota: Este post foi resultado de alguns comentários iniciados por Taynan, amiga e companheira de tais pensamentos. 

Comentários

  1. (aplausos)!!!
    Concordo em gênero, nùmero e grau!!!
    É graças a gente assim que músicas muuuuito boas são gravadas em ritmo de forró, por exemplo!!!
    Dá vontade de ir pra lua (desde que lá tenha internet e água potável, claro)!!!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manu,
      mas diz, isso é tão irritante que a vontade que dá é de se mudar mesmo para um lugar onde as músicas boas e os livros continuem sendo bons! Beeeijo ;*

      Excluir
  2. Mas uma vez vc falou exatamente o que queria ter dito...se tem algo q me irrita e me deixa possessa é alguém que fala de algo sem conhecimento algum do assunto nem do que está falando, mas espera, eu não preciso conhecer, só quero parecer culta, ou quero dizer ao mundo q tô desiludida e todos comentem a postagem com um: o que aconteceu?... quero APENAS CHAMAR AS ATENÇÕES para mim... bancar a sofredora com esperanças de melhorias... ahhh váhhh...

    ResponderExcluir
  3. A pessoa quer tanto parecer culta q esquece de ser...
    Tenho essa mesma revolta "ai vamu gostar do fulano pq agora ele é cult"... fico doente!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada e volte sempre,
fico feliz com sua vinda ao blog ;)

Postagens mais visitadas