Ser pra você.

Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão,
continuaremos a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é necessário ser um.
(Fernando Pessoa)



Antes de qualquer coisa, antes de amar, de perdoar, de consolar, de admirar... antes de ser tudo isso para alguém é indispensável ser para você. Em primeiro lugar, sempre.

É incrível o quanto o mundo tenta provar o contrário, provar que somos metade em busca da outra parte por toda a nossa vida, que só se é feliz quando se tem alguém com quem você vai viver "para sempre", até que a morte os separe. Esqueceram de dizer, acredito que propositalmente, que um sopro tido como errado do vento pode separar, que um passo torto pode pôr tudo a perder. Mas daí você afirma mil vezes para tentar convencer a todos na tentativa de SE convencer de que aquilo "nao-deu-certo", que foi perca-de-tempo.. tudo em vão. Só por que não foi como você pensou que seria? Como fizeram você acreditar que seria: pra sempre? Que egoísmo e falta de bem-querer!


Ha um tempo coloquei no blog um texto' não de minha autoria que falava justamente disso, que não é por que não durou pra sempre que não deu certo. Por que deu certo sim, até o dia do fim e teve um fim por motivos que na hora você não entende, mas se houver um esforcinho você consegue ser feliz com o resultado de tudo. Tem amores que terminam e que se transformam em uma grande amizade. Assim como aqueles que da maneira que terminam não há como haver vinculo algum. Paciência... Já vivi ambos e mais alguns outros e, acreditem, no final das contas nós mesmo é que somos culpados pelos resultados. Esse é um clichê, mas é pura verdade: você colhe, exatamente o que você planta. Mesmo que você não entenda o sentido, não entenda nada do que isso quer dizer, é assim que acontece, Essa é uma das raras verdades absolutas que você vai ouvir durante sua vida.

Tudo mudaria, assumiria outra forma se desde o ínicio as lições fossem dadas de maneira diferente. Acredite, você não vai ser feliz SOMENTE se estiver com alguém... enquanto você não estiver feliz com você mesma, enquanto você não for de você, jamais poderá fazer alguma coisa com o outro ter continuidade. É preciso ser seu próprio motivo, sua própria metade, sua primeira vontade. Mesmo que eu não acredite tanto assim em metades que se procuram, é mais uma metáfora para tentar descrever que alguém é importante; eu uso isso, eu falo e escrevo, mas que isso é errado.. ah, isso é.

Não sei se sou descrente do amor. Acredito que não, mas muitas pessoas podem descordar das coisas que escrevo com relação a isso. Algumas até atribuem isso ao fato de eu já ter sofrido e me decepcionado muito com alguém. Mas hoje, depois alguns anos, é fácil entender o por que do fim: eu não era completa, eu acreditava que minha única maneira de ser feliz estava naquele cara, em quem depositei toda a minha confiança, todos os meus sentimentos e a recepção não foi como eu esperava: pra sempre! Hoje muita coisa mudou, e quando digo "hoje" me refiro aos 'hoje' que tenho de três anos pra cá.


As pessoas, de modo geral, não aceitam que você esteja bem e sozinha. Parece quase inacreditável! De que adianta pegar carona com alguém, sentar e ver pela janela o que acontece? Tem pessoas que vivem a pegar carona, nunca dirigem sozinhas, nunca pegam em um volante e assumem a responsabilidade do próprio caminho. Estão sempre passivas de amor, de carinho, de direção. Não sou uma pessoa completamente independente, isso não sou... mas eu acho que tenho o volante nas mãos.




* este texto foi inspirado no blog @depoisdosquinze por haver uma identificação muito grande com o texto em questão. Eu e minhas experiências amorosas :D



Comentários

Postagens mais visitadas