' Um sorriso, seja de quem for, só traz alegria! ♫

' creio eu que nada é mais gratificante do que um sorriso. Mas deixe-me explicar a qual sorriso me refiro. =D

Nós que somos estudantes de psicologia temos algo que nos diferencia demais das demais profissões, além da maneira de oferecer ajuda: o reconhecimento, que não "existe" dentro da relação terapêutica, ou pelo menos não da maneira como se é acostumado.


Isso faz com que por seleção natural, aqueles que realmente nasceram pra cuidar das pessoas saiba desenvolver bem essa maneira indireta de ser reconhecido pelo trabalho que exerce, que geralmente não parte do cliente, mas de si mesmo.


Complicado é: por ajudar o outro, temos a idéia de que um "obrigada por me ajudar, você merece quase todo esse mérito" ou algo parecido DEVE existir, senão, de que valeram aqueles 50 minutos (+ ou -) por sessão? De que valeu o estudo? De que valeram as tentativas de buscar a melhor forma de proporcionar uma melhora? Só que as coisas não são assim. Não somos "deuses" que detém o poder do que ocorre, somos meros facilitadores desse processo, mas nem por isso deixamos de ser importantes.

Estamos acostumados a obter esse reconhecimento por meio de palavras e não nos damos conta de quanto os gestos valem mais.

Esse sorriso a gente consegue mais sinceramente de quem menos esperamos. Talvez por isso o trabalho com crianças seja o mais gratificante e reconhecido que existe. Não sou apaixonada master por essa linha de trabalho, não é minha prioridade pelo menos. Mas quando se trata de crianças em "estado terminal", a excessão é gritante. E isso eu pude sentir na pele recentemente.



para saber mais, veja http://www.app.org.br/home & procure conhecer mais sobre esse trabalho lindo que é feito. Obtenha você também esses sorrisos iluminados *-*

Comentários

Postagens mais visitadas